quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Aquisições Pretéritas (Bienal do Livro / RJ)

Pois é, gente, ano passado comprei alguns livros e acabei nem mostrando aqui no blog... E eu procuro evitar o consumismo exagerado, então não gosto de ficar comprando um monte de livros enquanto ainda tem outros na fila... Procuro, pelo menos, manter uma lógica de só comprar um novo quando já li um dos que estavam na fila. É verdade que nem sempre eu consigo, mas geralmente é quando tem uma promoção MUITO boa ou quando é um livro que eu quero DEMAIS.

Como acabei deixando muitas comprinhas acumuladas, vou subdividir em alguns posts pra não ficar muito longo, ok? Nesse daqui, vou mostrar os livrinhos que eu comprei na Bienal do Livro, em setembro do ano passado (pois é, eu falei que tava acumulado há muito tempo, né?) e depois, num outro dia, mostro os comprados na Black Friday... A propósito, nesse aqui vou só mostrar mesmo e, com o tempo, em outros posts, vou "dissecando" cada um porque, como foram muitos, se eu fosse falar mais detalhadamente sobre cada um deles ficaria gigantesco! Anyway, vou separar as aquisições da Bienal por editora porque acho que fica mais fácil, seguindo a lógica dos estandes. Vamos lá:

UNESP:

"O Livro no Brasil: Sua História" - Lawrence Hallewell

Essa foi certamente a PECHINCHA DO ANO, se não a da vida!! Esse livro é um dos sempre recomendados por vários professores do curso que eu faço na faculdade. E eu realmente queria comprar só que, na vida real, eu só  encontrava essa gracinha por 260 fucking reais! D: Senta e chora, né? Inviável. Mas eis que, no estande da UNESP, eu o encontrei em versão "de bolso" (bolso de palhaço, só se for, porque o bichinho continua sendo um tijolinho) por lindos R$60. Ou seja, 200 reais a menos do que o preço normal. E como se não bastasse, o que já seria maravilhoso ficou fantástico quando eu descobri que todos os livros do estande estavam com 50% de desconto. Ou seja: o livro, que era caríssimo, me saiu pela bagatela de R$30 !!!!!!! É ou não é pra glorificar de pé??? *Delicious. Divine. Sugar crush!!!



Casa da Palavra


"Conversando com Mrs. Dalloway" - Celia Blue Johnson

Acho que esse foi o único livro pelo qual eu paguei o preço cheio. Quer dizer, não era o mesmo preço das livrarias físicas, mas era o mesmo das lojas virtuais (que sempre tem descontinhos de uns 20%, cês sabem, né?). Saiu por uns 30 e poucos reais, mas ok, valeu. Eu estava querendo muito e ia comprar de um jeito ou de outro.



Zahar


"Alice: As aventuras de Alice no País das Maravilhas & Através do espelho e o que Alice encontrou por lá" - Lewis Carroll

Minha intenção era comprar alguns títulos das lindas edições definitivas/de luxo da Zahar, como, por exemplo, "Os três Mosqueteiros". Só que, chegando lá, descobri que a maioria estava com um preço meio salgadinho (na verdade, o preço normal, uns R$70, por aí), e eu não estava querendo gastar muito na ocasião. Daí me deparei com essa gracinha da Alice em edição pocket de luxo por apenas R$19,90 !! Lógico que levei, né? :)
(até deixei a etiqueta colada até hoje pra me sentir feliz cada vez que olho pra ele e lembro o quanto foi barato! hahaha)


Intrínseca

Gente, tenho que falar: o estande da intrínseca foi só alegria!! Preços LYNDOS e descontos  progressivos! Eu entrei procurando o "Guia de uma ciclista em Kashgar", que infelizmente já estava esgotado. Mas quem disse que eu consegui sair de lá sem levar nada?? Quando estava me preparando pra deixar o estande, me deparei com esse livro:

"Tigres em Dia Vermelho" - Liza Klaussmann



Eu de cara gostei dele. Sei que não se julga um livro pela capa, mas a verdade é que a primeira impressão causa um impacto inicial, né? Daí li a sinopse na quarta-capa, gostei e peguei. Ah, rolou uma química e tava custando só R$19,90!!





E aí, no caminho pro caixa, passei por uma prateleira da super promoção! Livros de R$5,90 a R$9,90! COMO ASSIM, BRASIL?!?!? Levei dois:


"Como Proust pode mudar sua vida"- Alain de Botton

Tem carinha de auto-ajuda, né? Mas eu explico: "Em busca do tempo perdido" e toda a saga estão na minha lista de livros a serem lidos antes do fim do mundo. E aí comprei esse (que estava baratinho!) pra ler depois, entendeu? Tipo um segundo olhar sobre Proust, por um outro ponto de vista. O que significa que ele vai ficar na fila por algum tempo, mas, como eu disse, foi baratinho :)



"Bubble Gum" - Lolita Pille




Esse eu levei no impulso mesmo. Aah, é Chick Lit, coisinha leve, eu estava na Bienal do Livro e estava custando só R$9,90... Pra quê resistir, né?

(Só não entendi qual foi a da intrínseca estampar esse código de barras gigante e feioso bem na capa. Ficou aquele tipo de coisa bem 'Wtf?! Oo', mas ok né... )


O saldo final foi o seguinte: 6 livros comprados e um gasto aproximado de R$115. O que faz com que, na média, cada livro tenha custado uns R$19 - olha que lindo! Pra mim, valeu muito a pena. :)

Conforme for lendo, vou postando resenhas de cada um deles aqui no blog, ok?

4 comentários:

  1. Fiz uma compra no final do ano passado na feira do Livro da Usp... todo final de ano as editoras participam com, no mínimo, 50% de desconto... ou seja, todos os motivos do mundo para voltar cheia de livros novos!
    Quanto à sua lista, fiquei com vontade de ser "Conversando com Mrs. Dalloway"... depois me conte o que achou!

    [sempre bom voltar aqui!]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita, Tati! :) Pois é, quando o desconto tá muito bom é difícil resistir, mesmo já tendo uma pilha de livros por ler, né? Hahaha... Assim que ler o "Conversando com Mrs. Dalloway" eu conto o que achei, sim!
      Beijos!

      Excluir
  2. Eu sempre invejo quem vai pra Bienais, aqui em Floripa não tem. :'c
    Adorei os títulos que comprasse!

    Beijos, Mari.
    http://papersblood.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mari! Obrigada pela visita :) Aahh, mas algum dia vc tem que ir a uma das bienais (dizem que a do Rio é melhor, aliás). É uma experiência que qualquer bibliófilo tem que ter pelo menos uma vez na vida! :)) Desde a minha primeira ida, eu passei a ir sempre que dava. No único ano que não fui fiquei me sentindo até mal... :P

      Beijos!

      Excluir