sábado, 15 de fevereiro de 2014

Aquisições pretéritas II - Coleção Harry Potter edição limitada (capa branca)

 Acho que Harry Potter foi um dos livros (se não O livro) que mais marcou a minha geração. Quem acompanhou a saga na época em que os livros eram lançados deve se lembrar de esperar ansiosamente pelo próximo, do frio na barriga quando já estava sendo traduzido, de fazer compra antecipada nas livrarias... Ah, foi uma época boa, viu? Hahah... E aí que um tempinho atrás, a linda-maravilhosa-gostosa editora Rocco <3 lançou essa linda-maravilhosa-gostosa edição especial dos 7 volymes de HP com novas capas. *_*

clique para aumentar a imagem
Eu já tinha a minha coleção de HP completa com os que comprei na época dos respectivos lançamentos. Mas quando vi, na Black Friday, essas edições de capa branca pela bagatela de R$49,90 não consegui me segurar e, num surto de colecionadora, comprei. E, gente, foi surto mesmo... Nem parei pra pensar. Foi tipo "OI?! Os 7 volumes por menos de 50 reais??? Aah, comprei! Pronto, cabou!". hahah... Daí chegaram os livrinhos :) e aqui vão minhas considerações sobre eles:

Sim, as capas novas são lindas. Eu ainda tenho um amor todo especial pelas capas originais, tá? Vamos deixar isso claro... Mas essas capas mais minimalistas, com apenas um ou dois objetos que remetem ao  tema do livro, ficaram super modernas e charmosas. Eles mantiveram o clássico título brilhante, mas com uma tipologia bem diferente da usada nas edições "normais".

lombadas coloridas,
com detalhes
Outros detalhes que fazem a diferença são as lombadas e bordinhas da capa (onde a orelha faz a dobra) coloridas e os mini-desenhos em cada lombada de alguma figurinha relacionada à trama daquele livro. 

quarta-capa
Por outro lado, tenho que fazer uma pequena ressalva: os livros são bem mais finos que os originais. Pelo menos os primeiros, eu chuto que a quantidade de páginas tenha reduzido uns 10% (os últimos continuam grossinhos, mas ainda são mais finos do que as edições "originais") . Mesmo não tendo tirado os meus do plástico ainda (eu falei que foi surto de colecionadora, né? Pois é, coleção que se preza fica no plástico por um bom tempo pra não danificar! :P), eu arrisco dizer que isso se deve ao fato de terem usado uma fonte menor e/ou espaçamento menor e/ou um papel de menor gramatura, ou seja, um papel mais fininho... Pra quem já reclamava do espaçamento apertadinho e do offset que a Rocco usou nas edições anteriores, provavelmente esse vai ser um ponto negativo. Daí a gente conclui que não é uma "edição de luxo", então, assim... Será que vale os quase R$200 cobrados normalmente? Tenho minhas dúvidas... Pelo preço que eu paguei, recompraria sem pestanejar!!! Mas pelo preço normal, já pensaria duas vezes...

Outra coisa que achei que eles podiam ter tido um carinho maior foram as quarta-capas (quartas-capas? Bateu uma dúvida aqui agora...Oo). São todas iguais e apenas mostrando as capinhas da coleção completa... Sei lá, por mim podia ter rolado um textinho básico, um comentário sobre o propósito da coleção... Mas enfim. Acho que quando está em promoção, vale a compra, sim!